Home >> O LTM >> Quem somos

Quem somos

História

 

O Laboratório de Tecnologia Mineral (LTM) teve sua origem na área de Metalurgia Extrativa do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ. Essa área de pesquisa foi instituída no momento de criação do PEMM, em meados da década de 1960. Data dessa época o antigo Laboratório de Tratamento de Minérios, antecessor do LTM, que ocupava praticamente a mesma área física do atual laboratório, porém, em instalações bastante precárias. O prédio atual, onde se encontra instalado o LTM, foi construído usando recursos do projeto institucional PADCT do Banco Mundial em meados da década de 1990. Esse projeto foi coordenado por diversos professores do PEMM, tendo o Prof. José Farias de Oliveira sido o coordenador do mesmo durante a construção do prédio. A entrega do prédio, em 1998, coincidiu com a posse do Prof. Luís Marcelo M. Tavares, que passou a realizar pesquisas no laboratório, que também contou com a participação efetiva do Prof. José Farias de Oliveira, além de outros docentes da área de Metalurgia Extrativa do PEMM, em particular o Prof. Ericksson Rocha e Almendra, o Prof. Achilles J.B. Dutra, o Prof. Tsuneharu Ogasawara e o Prof. Rupen Adamian.

 

Com o ingresso do Prof. Rodrigo M. de Carvalho, no quadro permanente do PEMM em 2014, o LTM passou a contar com dois docentes que atuam em tempo integral no laboratório, além dos Profs. Achilles J.B. Dutra e Giselle Mattos, que colaboram em caráter eventual em projetos e orientações.

Missão

 

Gerar conhecimento científico e tecnológico em processamento mineral e áreas afins, atuando na formação de pessoal altamente qualificado. Desenvolver e aplicar tecnologias que buscam maximizar a eficiência dos processos produtivos, minimizando seus custos operacionais e impactos ao meio ambiente. Isto é alcançado com o uso de técnicas e ferramentas tradicionais, bem como aquelas de tecnologias recentes, e desenvolvendo, quando necessário, novas tecnologias e ferramentas. Assim, contribui-se social, ambiental e economicamente ao fornecer meios e recursos para superar os desafios tecnológicos desta área de metalurgia extrativa e tecnologia mineral.

Visão

 

Ser reconhecido como formador de profissionais altamente qualificados e estabelecer-se como referência a nível nacional e internacional em tecnologia mineral, em especial nas áreas de modelagem, simulação, controle e otimização de processos de cominuição e concentração mineral, bem como no entendimento dos fundamentos dos processos elementares da fragmentação. Ser reconhecido pelo alcance do conhecimento gerado e pela contribuição ao enfrentamento de desafios tecnológicos contemporâneos, além de desenvolver uma consciência crítica em relação aos aspectos ambientais, sociais e econômicos. Manter e incrementar rede internacional de colaboradores com o objetivo de ampliar o alcance da atuação do laboratório, tanto no que diz respeito à formação de pessoal, quanto pesquisa e aplicação em engenharia.

Valores

 

  • Relacionamento transparente com colaboradores, parceiros e clientes, baseado na responsabilidade e confiança.

  • Integridade em sua conduta, refletindo os mais altos padrões de ética.

  • Excelência no trabalho e foco em resultados.

  • Criatividade e inovação, mantendo o cumprimento de prazos.

  • Desenvolvimento de profissionais com alto nível de excelência.

© 2015 Laboratório de Tecnologia Mineral

Laboratório de Tecnologia Mineral

​DMM-PEMM/COPPE/UFRJ 
DEPARTAMENTO/PROGRAMA DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS 

Cid. Universitária-Centro de Tecnologia – Bloco F, sala F-214 Ilha do Fundão

Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Caixa postal: 68505, CEP: 21941-972

Tels.: +55 (21) 2290-1544