Inicial >> Notícias e eventos >> 11 de Junho de 2022

Trabalho do LTM recebe o Prêmio Vale 2022 de Reconhecimento Técnico da ABM

No dia 7 de junho de 2022 o Prof. Luís Marcelo Tavares recebeu o Prêmio Vale de Reconhecimento Técnico da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) na solenidade de abertura do ABM Week 2022, em São Paulo. O prêmio foi concedido a ele, bem como ao mestrando Túlio Moreira Campos pelo artigo “Comparação de cenários industriais de prensagem de pellet feed via simulação”. O trabalho ainda contou com a co-autoria do Eng. M.Sc. Gilvandro Bueno, da Vale. O trabalho foi apresentado por Túlio Campos no 7º Simpósio Brasileiro de Aglomeração de Minério de Ferro, parte integrante da ABM Week 2019, realizado em outubro de 2019 em São Paulo. Esse trabalho foi fruto do convênio de cooperação técnico-científica entre a COPPE-UFRJ e a VALE S.A. na área de modelagem matemática e simulação da prensagem de pellet feed. Ele demonstrou que há importantes oportunidades de aumento de eficiência energética na preparação de pellet feed para produção de pelotas de minério de ferro pela redução do uso de moinhos de bolas e aumento da participação de prensas, os quais são frequentemente usados em conjunto em circuitos de pelotização.

O prêmio, instituído pela Vale S.A. em 1966 (então Companhia Vale do Rio Doce) destina-se a premiar anualmente o trabalho de maior destaque na área de preparação de minérios de ferro para redução, realizado por membros da ABM. Essa foi a segunda vez que o prêmio foi recebido a um trabalho do LTM e a quinta premiação da ABM a trabalhos realizados no laboratório.

 

A íntegra do artigo premiado pode ser encontrada na plataforma Research Gate (https://www.researchgate.net/publication/337647274_Comparison_of_scenarios_of_industrial_scale_pellet_feed_pressing_through_simulation)

Foto certificado ABM.jpeg
Foto premio ABM.jpeg