Inicial >> Pesquisa

Pesquisa

Otimização de circuitos 
 

Otimização de circuitos de britagem e moagem usando simuladores de processo comerciais e proprietários. Amostragem de cirtuitos de britagem e moagem, análise de dados e reconciliação, modelagem matemática e melhorias de circuitos através de simulações.

Fundamentos da quebra de partículas
 

Medidas da fratura de materiais e resposta a fragmentação sob diferentes tipos de carregamento (compressão e impacto). Modelagem da quebra de partículas para modelagem avançada da cominuição. Investigação das relações entre a microestrutura e a fragmentação de materiais.

Modelagem matemática da cominuição
 

Melhoria e aplicação de modelos tradicionais do balanço populacional para moinhos e britadores. Desenvolvimento de modelos avançados de britadores e moinhos tubulares: modelagem de britadores (compressão e impacto) e moinhos (bolas, autógenos e semi-autógenos) usando uma combinação do método dos elementos discretos (DEM) e uma formulação em micro-escala do modelo do balanço populacional (PBM). Modelagem da degradação de minérios e pelotas durante o manuseio.

 

Sustentabilidade e eco-eficiência de cominuição

Projeto e análise de circuitos industriais de cominuição com base em princípios de sustentabilidade, acoplando técnicas como a Avaliação do Ciclo de Vida e a análise da eco-eficiência energética dos processos de cominuição. 

Classificação

 

Modelagem de classificadores à seco ou à úmido, incluindo separadores a ar estáticos e dinâmicos, hidrociclones e classficadores helicoidais usando ferramentas empíricas ou fenomenológicas.

Estatística

 

Aplicação de ferramentas de planejamento de experimentos em processamento mineral e engenharia em geral. Modelagem da confiabilidade em ensaios não-destrutivos.

© 2015 Laboratório de Tecnologia Mineral

Laboratório de Tecnologia Mineral

​DMM-PEMM/COPPE/UFRJ 
DEPARTAMENTO/PROGRAMA DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS 

Cid. Universitária-Centro de Tecnologia – Bloco F, sala F-214 Ilha do Fundão

Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Caixa postal: 68505, CEP: 21941-972

Tels.: +55 (21) 2290-1544