Inicial >> Notícias e eventos >> 23 de setembro de 2015

LTM RECEBE CERTIFICADO BRONZE NO SELF-AUDIT DA COPPE

23 de setembro de 2015

 

 

Dia 17 de setembro de 2015 o Prof. Rodrigo M. de Carvalho, Vice-Coordenador do LTM, recebeu o Certificado de Conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade, faixa Bronze, das mãos do Vice-Diretor da COPPE, Prof.  Romildo Toledo (foto). Esse sistema de autoria interna (Programa Self Audit) segue a norma NRB ISO-9001:2008 e qualifica os processos internos de laboratórios interessados da instituição.

 

O LTM foi um dos 39 laboratórios da UFRJ a receber o certificado, que demonstra a preocupação da coordenação do laboratório na padronização dos procedimentos internos. Parceiros e clientes do laboratório colherão os frutos desse esforço, seja pela maior qualidade como pela maior eficácia dos ensaios realizados no laboratório. Essa aprovação é o coroamento do trabalho do técnico Rangler Irineu, Gestor da Qualidade no LTM, que encabeça esse processo de qualificação do laboratório há dois anos. Rangler coordenou a elaboração e certificação de procedimentos internos e de normas internas de ensaios. Esse esforço é particularmente relevante, pois não existem normas nacionais nem internacionais (ISO) que possam ser usadas para guiar a execução da maioria dos ensaios executados no laboratório, em particular aqueles na área de cominuição, de fato, esse esforço levou ao registro detalhado de procedimentos internos em ensaios, alguns dos quais exclusivos do LTM, mas que já têm sido utilizados há anos por empresas parceiras e clientes.

 

  • A solenidade, que contou com a presença da Direção da COPPE e de representantes da Reitoria da UFRJ, foi prestigiada por mais de 180 pessoas. O LTM tem apoiado fortemente esse programa de qualidade. Isso ficou evidenciado pelo fato que foi um dos dois laboratórios que patrocinadores do evento (foto). Maiores detalhes podem ser encontrados na matéria http://www.planeta.coppe.ufrj.br/artigo.php?artigo=2028.

Prof. Romildo Toledo e Prof. Rodrigo Carvalho
Prof. Romildo Toledo e Prof. Rodrigo Carvalho

Prof. Rodrigo Carvalho, representando o LTM, recebe o certificado das mãos do Vice-diretor da Coppe, Prof. Romildo Toledo

Rangler e Rodrigo Carvalho
Rangler e Rodrigo Carvalho
Rangler
Rangler

O Gestor da Qualidade do LTM, Rangler Irineu de posse do certificado obtido fruto de seu esforço e dedicação.