Inicial >> Notícias e eventos >> 24 de agosto de 2015

LTM MARCA FORTE PRESENÇA NA ABM WEEK

24 de agosto de 2015

 

 

Na semana de 17 a 21 de agosto ocorreu a ABM Week, evento que congregou vários seminários e simpósios da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração no Riocentro, Rio de Janeiro, além do congresso anual da associação.

Pesquisadores do Laboratório de Tecnologia Mineral tiveram atuação destacada, contribuindo com sete apresentações orais (vide lista abaixo), com um estande compartilhado entre o LTM e o Departamento/Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e com o Prof. Luís Marcelo participando como avaliador de uma sessão de pôsteres.

 

Os vários trabalhos apresentados foram evidência das diversas colaborações do LTM com outras instituições de ensino e pesquisa, bem como com empresas, merecendo destaque aquelas com Samarco, Anglo American, Vale, CETEM, USP e Faculdade Católica Salesiana. Um dos destaques positivos foi o trabalho realizado com a Samarco no desenvolvimento do modelo e simulador da degradação, o qual foi apresentado em duas partes pelo Prof. Luís Marcelo e pelo Eng. Maciel Bianchi, esse último engenheiro da empresa e mestrando no LTM, tendo alcançado forte repercussão positiva naquela que foi a última sessão do 16º Seminário do Minério de Ferro. Parte desse trabalho já havia recebido destaque em 2014 por ocasião do Prêmio de Inovação da ABM, tendo recebido a 3ª colocação.

 

O estande da UFRJ, parte da iniciativa da ABM no sentido de promover e divulgar as universidades da área de metalurgia e materiais, foi um sucesso, tendo se tornado o ponto de encontro dos vários alunos e ex-alunos do DMM/PEMM, bem como colaboradores e parceiros industriais do LTM e PEMM.

 

  • Lígia M. Gonzaga (LTM e CETEM), Reiner Newman (CETEM) e Luís Marcelo Tavares (LTM): Caracterização mineralógica e implicações na separação magnética de itabiritos.

  • Luís Marcelo Tavares (LTM), Rodrigo. M. de Carvalho (LTM), Marcus W. da Silveira (LTM), Hélio C. Pereira (Samarco), Maciel R. Bianchi (Samarco e LTM), Maurício M. Otaviano (Samarco), Bruno C.E. Pereira (Samarco): Degradação mecânica de pelotas de minério de ferro durante o manuseio e transporte. Parte 1: Modelo matemático e simulador.

  • Luís Marcelo Tavares (LTM), Rodrigo. M. de Carvalho (LTM), Hélio C. Pereira (Samarco), Maciel R. Bianchi (Samarco e LTM), Maurício M. Otaviano (Samarco), Bruno C.E. Pereira (Samarco): Degradação mecânica de pelotas de minério de ferro durante o manuseio e transporte. Parte 2: Estudos de casos de simulação.

  • Douglas B. Mazzinghy (Anglo), José F.C. Russo (Anglo), Luiz Cláuzio de R. Machado (Anglo), Valdiney Chaves (Anglo), Nemer Saib Neto (Anglo), Luís Marcelo Tavares (LTM): Operação do maior circuito de remoagem do mundo utilizando Vertimill.

  • Juliana Segura Salazar (LTM), Luís Marcelo Tavares (LTM): Eco-eficiência no projeto de circuitos de cominuição: o caso brasileiro.

  • Fernando de O. Boechat (F. Católica e LTM), Rodrigo M. de Carvalho (LTM), Luís Marcelo Tavares (LTM): Avaliação de interações entre quebradores e clusters em forno de redução direta usando o método dos elementos discretos.

  • Mateus G. Rossi (LTM), Jorge K. Yamamoto (USP), Marcelo B. Mourão (USP), Luís Marcelo Tavares (LTM): Viabilidade técnica da concentração e redução de minério de ferro magnetítico de baixo teor de Bodoquena – MS. 

LTM na ABM Week
LTM na ABM Week

Da esquerda para a direita: Anderson Silva (graduando LTM), Pedro Cavalcanti (engenheiro LTM), Fernando Boechat (ex-aluno do LTM/PEMM e hoje professor na Universidade Salesiana -ES), Luís Marcelo (coordenador do LTM), Mateus Rossi (aluno de mestrado do LTM) e Maciel Bianchi (engenheiro da Samarco e aluno de mestrado no LTM).

ABM Week 01
ABM Week 01

Alunos do DMM/PEMM e equipe do LTM.

ABM Week 02
ABM Week 02

Apresentação do Prof. Luís Marcelo Tavares