Inicial >> Notícias e eventos >> 19 de junho de 2015

8 A 12 DE JUNHO DE 2015: UMA SEMANA MEMORÁVEL NO LTM

19 de junho de 2015

 

 

Essa semana será digna de lembrança por muitos anos na história do LTM. Ela começou já na segunda-feira com a progressão do Prof. Luís Marcelo Tavares para Classe E (Professor Titular). A banca, composta pelos Professores Titulares Oscar Rosa Mattos (PEMM/UFRJ), Laurindo Salles (ITV-VALE), Paulo Brandão (UFMG), Jorge Tenório (USP) e Sérgio Neves Monteiro (IME e ex-UFRJ) assistiu já na parte da manhã a defesa do memorial, no qual o docente apresentou sua trajetória pessoal e acadêmica, destacando as parcerias e inspirações, desde os tempos da UFRGS e da University of Utah. Na parte da tarde, foi proferida a palestra técnica “COMINUIÇÃO: DO MICRO AO MACRO E DO EMPÍRICO AO MECANICISTA”, quando o professor pôde explicar um pouco melhor as suas contribuições para a ciência e tecnologia da cominuição, com destaque para o modelo matemático mecanicista da cominuição, resultado de pesquisas desenvolvidas exclusivamente no LTM e largamente reconhecidas internacionalmente. Tanto após uma quanto outra, igualmente fortemente comparecidas, inclusive contando com colegas do CETEM – em particular o Dr. Fernando Lins (Diretor) –, contou com debates muito instigantes capitaneados pela banca examinadora com o candidato. Um dos principais, inspirado pela trajetória de sucesso do candidato, tratou do benefício que a interação com a indústria e serviços técnicos podem trazer à pesquisa, desde que adequadamente gerenciados. Após a aprovação, o dia terminou com um churrasco nos fundos do laboratório, marcando um dia de sucesso e integração da equipe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na terça-feira, dia 9, chegou o Prof. Aubrey N. Mainza, do Departamento de Engenharia Química da University of Cape Town, África do Sul, parceiro de longa data do LTM. Ele permaneceria por uma semana, quando participou de várias reuniões e defesas.

 

Na quarta-feira, dia 10, aconteceu a visita técnica da disciplina EET334 Processamento de Recursos Minerais I à Mineração Petra, da área de agregados, localizada no município de Queimados. A turma, formada por mais de 50 alunos pôde conhecer a mina, a britagem primária e a rebritagem, inclusive assistindo ao início da operação de toda usina. A “meninada” certamente ficou entusiasmada em ver “ao vivo e a cores” a operação de uma usina de processamento mineral moderna, chegando bem perto de equipamentos que antes apenas conheciam pelas apresentações de Powerpoint da disciplina. A Petra tem sido uma importante parceira do LTM, que está realizando um estudo de otimização do circuito usando amostragens e simulações. A hospitalidade dos Engenheiros Carlos Eduardo e Francisco foi fortemente apreciada por todos.

 

A semana fechou “com chave de ouro” com defesas de dissertação de mestrado e doutorado.  A sexta-feira, dia 12, começou com a defesa de dissertação de mestrado de Patrícia Mundim Faria, funcionária da Vale em Vitória, que realizou o trabalho “PELLET FEED GRINDING PROCESS OPTIMIZATION THROUGH SIMULATION TOOLS AND MATHEMATICAL MODELING”, desenvolvido sob a co-orientação dos Profs. Luís Marcelo Tavares (LTM/PEMM/COPPE) e Raj K. Rajamani (University of Utah). A dissertação foi o terceiro trabalho de conclusão no LTM escrito em inglês, fazendo parte da iniciativa do grupo de aumentar a repercussão da pesquisa realizada no laboratório além das fronteiras do país. Com casa cheia, inclusive com forte comparecimento de seus familiares e de seu chefe imediato na Vale, Eng. Frederico Mayerhofer, Patrícia defendeu com grande sucesso seu trabalho, realizado em Salt Lake City e na Vale. Aprovada por unanimidade pela banca, formada pelo Prof. L. Marcelo, Prof. Rodrigo Carvalho (vice-coordenador do LTM), Dr. Douglas Mazzinghy (Anglo American) e Prof. Aubrey Mainza (UCT), agora Patrícia poderá se dedicar exclusivamente ao seu outro projeto importante, o nascimento do seu filho Luca, uma vez que completou 8 meses de gravidez no dia da defesa. Parabéns Patrícia e felicidades nessa nova jornada.

 

A tarde e a semana encerraram com a defesa de tese de doutorado de Gabriel Kamilo Pantoja Barrios. O trabalho, intitulado “MODELAGEM DA PRENSA DE ROLOS USANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS DISCRETOS COM ACOPLAMENTO DINÂMICO E O MODELO DE SUBSTITUIÇÃO DE PARTÍCULAS”. Após uma defesa brilhante, o Prof. Aubrey não poupou elogios, destacando a significância da inovação trazida pelo trabalho, que deve ser considerado o trabalho mais avançado atualmente na modelagem matemática da prensa de rolos. Dr. Douglas, da Anglo American, destacou que se coloca à disposição para que esse novo modelo possa ser aplicado na empresa, que dispõe de três prensas em ramp-up em Minas Rio. Após questionamentos e observações pelo demais membros da banca, que contou com a mesma formação daquela da parte da manhã, acrescida apenas pela presença do Prof. José Luis Drummond Alves (PEC/UFRJ), a banca se reuniu e deliberou pela aprovação unânime da tese, entendida como um marco na área. Gabriel irá assumir imediatamente a função de pesquisador pós-doutor no LTM (bolsa do CNPq), quando poderá assumir um papel de ainda maior proeminência na pesquisa e transferência de tecnologia dentro do laboratório.

Essa foi uma semana sem par na história do LTM, pois marcou o reconhecimento pela excelência e dedicação do seu chefe, bem como de alunos atuais e passados. Bom, 2015 ainda nem chegou na metade e uma semana como essa nos faz pensar quanto de bom ainda está por vir até que o ano se encerre!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nas imagens acima: Patricia e o moinho piloto na Utah University (à esquerda), Gabriel durante a defesa (centro) e à direita Gabriel com a banca examinadora (Prof. José Luis Drummond, Douglas Mazzinghy, Prof. Rodrigo Carvalho, Gabriel, Prof. Aubrey Mainza) e seu orientador Prof. Luís Marcelo Tavares.

 

 

Veja mais fotos dos eventos na galeria abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Memorial Prof. Luís Marcelo
Memorial Prof. Luís Marcelo
Patricia Faria
Defesa Gabriel
Gabriel e banca examinadora