Áreas de pesquisa
-
Modelagem matemática de processos de britagem e moagem
-
Fundamentos da cominuição: fratura de partículas
-
Simulação e controle de processos de cominuição
-
Otimização de circuitos industriais de cominuição
-
Moagem ultrafina e ativação mecânica de materiais
-
Sustentabilidade na cominuição
-
Modelagem matemática da classificação
-
Simulação do manuseio de materiais
-
Modelagem e simulação do beneficiamento de carvão mineral
-
Geometalurgia
-
Concentração física (gravimétrica, magnética e eletrostática) de minérios
-
Estatística aplicada à engenharia: planejamento de experimentos e confiabilidade
Modelagem matemática da cominuição
Melhoria e aplicação de modelos tradicionais do balanço populacional para moinhos e britadores. Desenvolvimento de modelos avançados de britadores e moinhos tubulares: modelagem de britadores (compressão e impacto) e moinhos (bolas, autógenos e semi-autógenos) usando uma combinação do método dos elementos discretos (DEM) e uma formulação em micro-escala do modelo do balanço populacional (PBM). Modelagem da degradação de minérios e pelotas durante o manuseio.
Fundamentos da quebra de partículas
Medidas da fratura de materiais e resposta a fragmentação sob diferentes tipos de carregamento (compressão e impacto). Modelagem da quebra de partículas para modelagem avançada da cominuição. Investigação das relações entre a microestrutura e a fragmentação de materiais.
Otimização de circuitos
Otimização de circuitos de britagem e moagem usando simuladores de processo comerciais e proprietários. Amostragem de cirtuitos de britagem e moagem, análise de dados e reconciliação, modelagem matemática e melhorias de circuitos através de simulações.
Sustentabilidade e eco-eficiência de cominuição
o Projeto e análise de circuitos industriais de cominuição com base em princípios de sustentabilidade, acoplando técnicas como a Avaliação do Ciclo de Vida e a análise da eco-eficiência energética dos processos de cominuição.
Classificação
Modelagem de classificadores à seco ou à úmido, incluindo separadores a ar estáticos e dinâmicos, hidrociclones e classficadores helicoidais usando ferramentas empíricas ou fenomenológicas.
Estatística
Aplicação de ferramentas de planejamento de experimentos em processamento mineral e engenharia em geral. Modelagem da confiabilidade em ensaios não-destrutivos.